O acesso à Internet nas empresas já é uma realidade há muito tempo, mas a forma de acessá-la vem se transformando. Não é apenas pela redução de fios, muitas empresas adotam modelos cada vez mais flexíveis de trabalho e mobilidade, o acesso às redes sem fio se tornou algo imprescindível, o que nos leva ao bom e velho Wi-fi. Mas se já utilizamos essa tecnologia por que é importante ter wi-fi corporativo na minha empresa?
Para responder a esta pergunta precisamos inicialmente pensar de forma simples e não vamos aqui entrar em detalhes técnicos, deixemos de lado o “tecniquês” e vamos compreender primeiro como nós usávamos e como usamos atualmente nossa rede sem fio.
O uso do wi-fi nas empresas
O Wi-fi surgiu no final da década de 90 mas só ficou popular nos escritórios entre 2003 e 2009 e passou a ser utilizado principalmente em salas de reunião e em alguns espaços comuns, mas com o passar do tempo e a evolução dos dispositivos todos passaram a demandar por rede sem fio, do smartphone à camera de vigilância tudo agora se conecta sem cabos, até mesmo notebooks, que atualmente já estão vindo sem entrada de cabo de rede.
A questão é que as pequenas e médias empresas passaram a necessitar desse tipo de acesso e para resolver isso a solução foi comprar equipamentos domésticos e usá-los nos escritórios, afinal é isso que se vende nas grandes lojas de varejo. O problema dessa abordagem simples é que os equipamentos que antes foram projetados para funcionar na hora do jantar para uma família de 4 pessoas, agora estava sendo exigido que funcionasse para uma empresa com 40 funcionários.
Alguns poderiam perguntar: Da pra usar wi-fi doméstico na minha empresa?
Como o nome já diz, ele foi projetado para uso doméstico. Se você possui um pequeno escritório de uma sala com 4 pessoas e não compartilha essa rede com mais ninguém, ele até vai quebrar seu galho, mas hoje em dia a demanda é outra. Estamos usando wi-fi para:
- Redes de convidados e clientes
- Rede corporativa (acesso à sistemas)
- Coletores de dados
- Câmeras de vigilância
- TVs
- Celulares
- E outros dispositivos IoT
O conteúdo que consumimos mudou assim como a quantidade de dispositivos que se conectam à rede. O resultado dessa demanda é que muitas empresas disseminaram equipamentos domésticos em suas redes e que trazem os seguintes problemas:
- Cada equipamento com uma senha diferente e que todos conhecem
- Redes diferentes (a empresa fica cheio de SSIDs: Empresa1, Empresa2)
- Marcas e modelos variados
- Não existe gerência, os equipamentos se perdem na empresa
- Problemas de sinal (fraco/ruído)
Como o wi-fi corporativo resolve isso?
O wi-fi corporativo nada mais é que um conjunto de Pontos de Acesso (APs) que se comunicam de forma centralizada, criando uma rede única ou várias redes compartilhadas entre si, garantindo assim, que você se desloque por toda empresa sem precisar mudar o wi-fi. Da mesma forma que já faz com seu celular, você se desloca pela cidade e ele muda de antena sem que você perceba.
Características do Wifi Corporativo:
- Gerenciamento Centralizado
- Várias redes (SSIDs) compartilhadas em todos os pontos de acesso
- Controle de acesso (login/senha, voucher, Facebook, Convidados)
- Segmentação por área, setor ou tipo de acesso
- Maior capacidade/densidade de acessos simultâneos
- Integração com soluções cloud
- Recursos de segurança otimizados
Dessa forma, ao utilizar soluções de wi-fi corporativo irá permitir que o seu negócio possa entregar aos seus colaboradores a mesma experiência e segurança da rede cabeada com a mobilidade e flexibilidade que o ambiente corporativo exige hoje.
Não deixe de falar com a gente sobre seu projeto de rede wi-fi, nossa equipe é certificada nas melhores soluções e vai conseguir lhe entregar a velocidade e confiabilidade que você precisa.