Tempo de leitura: 2 minutos

O phishing é um tipo de fraude que tem o objetivo de enganar o alvo, o levando a informar senhas, dados bancários e de cartão de crédito, através de um e-mail convincente e assustador.


Os criminosos criam e-mails se passando por autoridades como bancos, Governo, corporações conhecidas, entre outros, com mensagens pedindo confirmação de dados ou clique em links.


Na maior parte das vezes, as mensagens têm um teor urgente e que causa medo no usuário, como por exemplo: “Houve um vazamento dos seus dados, insira sua senha para sabermos que esse e-mail é realmente seu” ou “Uma compra foi feita no seu cartão, clique no link abaixo caso não tenha sido você.”

Nenhum sistema operacional está imune a esse tipo de ataque, portanto é importante ter conhecimento de como ele funciona e como evitar.

Quais são os tipos de phishing

Com o passar do tempo, as formas de phishing foram se desenvolvendo e adotando diversas maneiras de se tornarem mais convincentes. As duas mais comuns são:


Spear phishing: esse tipo de phishing é disparado para um alvo específico, o que
significa que o e-mail tem informações personalizadas, levando o leitor a crer que
aquilo é de fato verdade. Os hackers vasculham a internet para descobrir
informações e podem inclusive se passar por colegas de trabalho e gestores,
visando atingir a segurança de determinada empresa.

Clone phishing: nesse tipo de e-mail, os hackers clonam um e-mail recebido
anteriormente pelo alvo
, mas dessa vez modificam links ou anexos por
conteúdos maliciosos

Como identificar um phishing

O phishing se tornou tão popular por ser uma maneira fácil para criminosos atingirem seus objetivos. Muitas pessoas desavisadas ou distraídas caem nesses golpes e sofrem grandes consequências.


Atenção e bom senso são características fundamentais para evitar cair nessa armadilha: geralmente os e-mails de phishing usam o medo como incentivo ao leitor para que ele tome uma atitude, ou, então, alguma oferta muito boa e inacreditável. Fique atento a erros ortográficos e a endereços de e-mail estranhos como remetentes.

Como se proteger de phishing

Caso você receba uma mensagem suspeita, os primeiros cuidados que você deve ter são:


● Não clicar em links suspeitos. Ao passar o mouse por cima do link, sem clicar, é
possível ver para que página ele leva.
● Não abra anexos suspeitos
● Nunca confie em e-mails alarmantes
● Não insira dados de cartão de crédito ou bancários em e-mails ou links vindos de e-mails
● Caso você seja redirecionado a um site, só confie nos que possuem HTTPS na URL. Existem sites com HTTP, mas o S é indicador de segurança.
● Em caso de dúvida, contate o remetente por algum canal oficial. Se for um banco,
procure o telefone na internet, por exemplo.

Nós somos especialistas em cibersegurança

Medidas de segurança como proteção de dados, desenvolvimento de senhas fortes, uso de softwares de proteção contra vírus e spams e ferramentas anti malwares são alguns dos cuidados que podem proteger você e sua empresa de atividades hackers. Nós, da Suporte One, somos especialistas em cibersegurança e promovemos uma série de medidas para proteger o seu negócio. Entre em contato conosco para saber como podemos manter os dados da sua empresa seguros.