por que minha empresa precisa de um firewall
Tempo de leitura: 2 minutos

Não é de hoje que a criminalidade na Internet existe, as ameaças no mundo virtual são reais e dentre as estratégias de segurança adotadas para proteção você precisa de um firewall. Pelo menos é isso que toda empresa de TI ou o seu Suporte de TI lhe diz.

Quando contratamos um link de Internet para nossa casa ou empresa, em especial as pequenas e médias, a operadora de Internet nos entrega um modem/roteador e a partir disso já começamos a acessar conteúdo na web. No ambiente doméstico, costumamos não nos preocupar com segurança da informação ou segurança online, mas apesar deste ser um erro sério nós não iremos abordar esse tema aqui. Já o ambiente corporativo, com seus muitos usuários e peculiaridades, exige atenção máxima quando o assunto é segurança de rede e deixar apenas o equipamento da operadora sem nenhum tratamento, é um erro que pode gerar sérias consequências.

Dessa forma, contratar sua Internet e simplesmente deixar tudo como está é o começo de grandes problemas e vamos entender o porquê.

Quer saber mais sobre esse conteúdo de uma forma mais dinâmica? Assista esse vídeo na integra e entenda de uma vez por todas porque você precisa de um firewall na sua empresa:

Reflita sobre os questionamentos abaixo:

  • Você faz acesso Remoto ao escritório?
  • Possui servidores na rede?
  • Seus usuários usam a Internet sem nenhum tipo de controle?
  • Você não possui Antivírus Corporativo?

Se você respondeu sim a pelo menos uma dessas perguntas, você precisa de um firewall em sua rede.

Em todos os casos citados existe uma exposição da informação que deixa vulnerável sua empresa quanto a proteção de dados. Vamos explicar os 4 casos acima para entender melhor os riscos:

Acesso Remoto e Servidores na Rede Interna – Permitir o acesso remoto ao escritório para entrar em um sistema ou mesmo acessar uma câmera (DVR) exige que portas sejam redirecionadas do seu modem/roteador para sua rede interna, neste caso o acesso remoto fica liberado não só para você, mas para o mundo. Tornando a vida do hacker bem mais fácil.

Usuários sem controle de acesso à Internet – Deixar todos os usuários com acesso completo não é sinônimo de liberdade mas sim uma grande brecha de segurança pois, além dos sites que você acredita que ele pode acessar estão aqueles que tem conteúdo malicioso (malware) que podem infectar o computador.

Antivírus Corporativo – A falta de um antivírus é grave, mas ter um sem gerência alguma também não é um bom negócio. O antivírus corporativo permite que sua equipe acompanhe a segurança de todos os computadores de forma centralizada, aplicando as vacinas sempre que necessário.

Essas foram apenas algumas das dezenas de possibilidades que um hacker pode se beneficiar em um ambiente de rede sem segurança de dados. Portanto, o UTM Firewall é essencial na implantação de uma boa política de segurança, independentemente do porte de sua empresa. A escolha desse equipamento deve ser feita com bastante cuidado junto a sua equipe de TI ou por meio de uma consultoria especializada.

A Suporte ONE é especialista em soluções de segurança e pode lhe ajudar nessa decisão, se precisar entre em contato conosco!