Tempo de leitura: 3 minutos

O MSP poderá atuar gerenciando toda sua infraestrutura ou apoiando os profissionais que nela já atuam”

Todos nós já ouvimos o jargão de que “É preciso fazer mais com menos e de maneira eficiente” e se você é empresário dono de uma PME ou um gerente de TI sabe como essa frase tem um rigor necessário para o bom andamento do seu negócio.

A área de tecnologia de uma empresa por menor que seja já se provou necessária. As empresas não sobrevivem se não existir infraestrutura de TI que as apoie na condução de seus negócios, seja essa estrutura fim ou meio para a operação.

Qual o problema das PMEs com a TI?

Empresas de pequeno porte não possuem capacidade financeira para manter um departamento/setor de tecnologia que possam lhe auxiliar em suas demandas ou quando possuem não dão conta de entregar o que é necessário.

Essa limitação obvia entre orçamento e demanda gera problemas ao buscar no mercado soluções “baratas”, mas que custam caro quando o inesperado ocorre. Elas acabam recorrendo a profissionais avulsos e que vão prestar serviços break/fix (quebra/conserta) muitas vezes de maneira informal, e não estamos aqui desvalorizando este profissional de TI, mas enaltecendo um problema: Eles não tem a capacidade técnica de resolver tudo sozinhos.

Qual o caminho certo a seguir?

No mercado de TI existem empresas especializadas no atendimento de tecnologia, são as chamadas MSP (Managed Service Provider) ou Provedor de Serviços Gerenciados (confira mais sobre MSPs aqui). Estes provedores de serviço são responsáveis pela Gestão da TI com um foco em ações corretivas e preventivas e não apenas em realizar manutenções apagando incêndios que já poderiam ter sido detectados anteriormente.

O MSP poderá atuar gerenciando toda sua infraestrutura ou apoiando os profissionais que nela já atuam, pois como falamos anteriormente um corpo técnico limitado não consegue suprir toda a demanda de tecnologia de forma especializada e é aí que entram os MSPs.

Quais os diferenciais ao contratar um MSP?

As principais vantagens de ter uma empresa lhe apoiando em sua gestão são as seguintes:

  • INFORMAÇÃO – A mais importante de todas é sem dúvida a que você menos tem acesso. Com tanta demanda de urgência para resolver os profissionais de TI não se preocupam em documentar, entra um e sai outro e os problemas persistem pois ninguém sabe ou tem histórico da área de TI. Um MSP deve te entregar isso em um portal amigável contendo tudo sobre sua empresa.
    DISPONIBILIDADE – O seu negócio não pode parar, isso você sabe, mas será que ele está preparado pra isso? Os mecanismos de redundância existem para garantir que sua empresa continue caso algum desastre ocorra, mas confie no que vamos lhe dizer: desastres ocorrem. Sem um plano de contingência, backups seguros locais e na nuvem nada disso é possível.
    CAPACIDADE TÉCNICA – Um provedor de serviços possui uma equipe técnica multidisciplinar capaz de atender demandas das mais variadas áreas de tecnologia, seja redes, sistemas operacionais, segurança ou mesmo processos. É aí que você ganha recursos e fonte de conhecimento amplo para aplicar as melhores soluções sem se preocupar
    AUTOMATIZAÇÃO – O processo de atendimento é automatizado pois ações de monitoramento podem gerar alertas, o atendimento remoto já é integrado com o sistema de chamados e muito mais. Tudo isso reduz o tempo e os custos de atendimento, diferente do processo manual que muitas empresas ainda vivem.
    CONSULTORIA – Um ponto focal para tratar de TI com uma visão de mercado de especialistas é essencial para tomada de decisões. Diversas empesas gastam milhares de reais comprando errado.
    CUSTOS – Não é atoa que fazendo todas essas ações você terá redução nos custos operacionais e ganho de performance. Você não precisa ter em sua equipe profissionais super especializados, é possível enxugar a equipe e focar no negócio.

Aqui na SuporteONE nós trabalhamos para entregar soluções e gestão de forma alinhada para que nosso cliente possa ter a melhor experiência. Faça parte dessa mudança e conte conosco para alcançar o sucesso.