Tempo de leitura: < 1 minuto

MSP (Managed Services Provider) ou Provedor de serviços Gerenciados é o termo utilizado pelo mercado para se referir às empresas especializadas na prestação de serviços de TI de forma terceirizada com foco em gerenciamento, monitoramento e aplicação de boas práticas.

O modelo de atendimento de um MSP não está voltado para o antigo processo de atendimento de prestadores de serviço baseado em break/fix, onde as ações são meramente reativas, ou seja, a empresa só toma uma ação quando o usuário/cliente o aciona, corrigindo um problema que já aconteceu.

Para ser considerado um MSP o prestador de serviço de TI deve atuar também de forma preventiva com ações que vão desde o monitoramento de ativos (roteadores, switches, desktops, impressoras) e servidores a detecção prévia de potenciais riscos inerentes ao negócio do cliente.

Essa atividade é realizada por meio de ferramentas que atuam de forma integrada contemplando módulos para atendimento remoto, monitoramento de rede, portal para abertura de chamados, geração de relatórios de gestão e segurança da informação.

Apesar das ferramentas de atendimento possuírem papel fundamental não basta tê-las para ser chamado de MSP é preciso rever todos os processos de atendimento buscando um aumento na eficiência do serviço prestado.

Procure saber se o seu atual prestador de serviços se enquadra nessa forma de atendimento entregando um serviço de qualidade.